Idéias para decorar seu apartamento pequeno

31 de maio de 2014 em Design e Interiores

Algumas dicas bem bacanas para camuflar a sensação de pouco espaço,e deixar o seu espaço confortável,independente do tamanho do seu bolso, podem ser bem simples. A seguir vai uma listinha com algumas delas:

 

1 - Quanto menos divisões de ambientes com paredes, melhor! A integração de alguns cômodos, como por exemplo, a cozinha, a sala de Tv, a mesa de jantar e o escritório, delimitando os espaços somente com o mobiliário, darão a sensação de maior amplitude no seu apartamento, além de deixar seu espaço mais iluminado e ventilado.

 

2 – Se escolher móveis para delimitar os ambientes em um espaço integrado, escolha os baixos, ou vazados. O campo de visão precisa estar livre para passar a ideia de um ambiente só. Barreiras farão com que derrubar as paredes tenha sido em vão.

 

3–Escolha cores claras ou neutras, para paredes, móveis, tapetes e cortinas. Deixe para brincar com as cores nos detalhes de decoração, é até muito mais fácil de trocar, quando estiver enjoado e quiser dar uma repaginada no ambiente. Lembrando que são esses detalhes de decoração que vão dar a sua cara ao apartamento.

 

4–Opte por móveis grandes, sem muitos recortes e funcionais. Aglomerar vários móveis pequenos, alguns que só servem de enfeite, em um ambiente pequeno, só o torna menor ainda e corre o risco de parecer bagunçado. Peças grandes, retas, que possam ter mais de uma função (isso é muito importante), otimizam o espaço, garantem seu conforto e organização.

 

5 – Mesas de Jantar, e agora? Geralmente a planta baixa de apartamentos pequenos vem com a mesa de jantar desenhada, mas quando você começa a mobiliar, não consegue entender qual foi o milagre que fizeram pra colocá-la la dentro. Pois bem, quando o espaço é pequeno, opte por mesas de cantos arredondados, ou mesas redondas, evitando assim esbarrar em pontas enquanto circula. Se seu espaço não comporta uma mesa, a opção é apostar em balcões com banquetas, estilo cozinha americana, ou em um aparador, com cadeiras encaixadas, que pode ficar muito bem atrás de um sofá.

 

6 – Espelhos! São os metros quadrados a mais que a gente tanto quer.
Da pra usar nas portas dos móveis, em fundo de armários e nichos, fixos na parede, com molduras... Enfim, quanto maior a área espelhada, mais amplitude você ganha. Adoro!

 

7–Piso único em toda área, e se gosta de tapetes, escolha modelos grandes e poucos. O tapete também é uma ótima opção para delimitar ambientes integrados.

 

8 –Na cozinha, a ideia de verticalizar os fornos em um armário, otimiza o espaço e deixa organizado. O fogão cooktop também é muito bacana, pois possibilita ter uma bancada única, e deixa livre o espaço embaixo, onde podemos ter portas de armário. E ainda, em modelos de cozinha americana, todo o espaço embaixo do balcão deve ser aproveitado ao máximo, para guardar mantimentos e coisas da cozinha.

 

9 – Os guarda-roupas com portas de correr são um pouco mais profundos, porém muito mais práticos, e deixam a circulação livre.
Se o espaço para o guarda-roupas é pequeno, uma ideia muito prática, são as camas baú, da pra guardar muita coisa grande, que se usa esporadicamente e que só toma espaço no armário.

 

10 – Se seu espaço de lavanderia é muito pequeno, já pensou em colocar a máquina de lavar roupas na cozinha? Pode ficar bem legal!
Opte pelos modelos que abrem na frente, assim se ganha todo um espaço de balcão, muito útil, passando por cima.

 

Cada cantinho pode ser aproveitado não só para decoração, mas também como espaço funcional, sem ocupar muito espaço, é só ter criatividade e bom gosto!

Deixe seu comentário:

SHEILA MARTIS

Seja bem-vindo a Sheila Martis Arquitetura.
Sheila Martis Dugatto, formada em Arquitetura e Urbanismo, e Gerenciamento de Projetos, natural de Foz do Iguaçu, atualmente reside em Curitiba - PR.
Casada, louca por cachorros e apaixonada por arquitetura e suas vertentes.
Se dedica há mais de dez anos à arte de planejar, projetar e tornar realidade os sonhos e idéias de seus clientes, no setor de Construção e Decoração.